Chegou o final de junho e as crianças e adolescentes do Centro Comunitário Ludovico Pavoni, das turmas da manhã e da tarde, concluíram os trabalhos que foram realizados durante todo o semestre.
Cada turma trabalhou um tema importante desde o começo do ano até o final de junho.
E, na última sexta-feira, todas as turmas apresentaram esses trabalhos.
Um trabalho mais lindo que o outro.
Tudo feito com muito capricho e dedicação pelas crianças e adolescentes.
A turma da Ivone, da sala vermelha (8 anos de idade), trabalhou durante o semestre todo com o tema "animais de estimação".
Eles trabalharam a importância de cuidar e de não abandonar os bichinhos de estimação, bem como de não praticar maus tratos contra os animais.
E, para concluir tudo que foi trabalhado no período, olhem que lindos os trabalhos: cachorrinhos, gatinhos e casinhas para os bichinhos feitos com material reciclado, tudo com muita criatividade, amor e carinho.
Na sala roxa (crianças de 6/7 anos) do Fernando as crianças trabalharam sobre o tema "consequências do lixo".
O que o lixo pode causar?
Quais as doenças que o lixo pode trazer? A dengue, ratos, o zika vírus, dentre outras coisas.
Fizeram até o "Aedes Aegypti"!
Muita pesquisa. Muitos cartazes. Olha que capricho dessa criançada!!!
Na sala amarela, dos pequenos (crianças de 4/5 anos), a Ludmila trabalhou sobre o tema "lixo da rua".
O lixo deve ser colocado no lixo e a importância de cada um fazer a sua parte.
E olha que legal: quem foi visitar a exposição ganhou até uma lembrancinha feita pelas crianças com uma frase para lembrar sobre a importância de jogar o lixo sempre no lixo.
E, para se falar sobre o lixo na rua, na sala amarela tinha muito lixo no chão (só para a exposição, viu pessoal?).
Segundo a Ludmila, as crianças não gostaram nenhum pouco de ver a sala amarela cheia de lixo, mesmo que fosse apenas para mostrar os trabalhos. Disseram que lixo deveria estar no lixo!!
Elas entenderam que o lixo deve ficar no lixo, não acham?
A Fernanda da sala verde (crianças de 10/11 anos de idade) trabalhou com o tema reciclagem.
E olhem que trabalhos lindos que as crianças fizeram com materiais reciclados!!
As crianças aprenderam quanto tempo cada material que jogamos no lixo leva para desaparecer no meio ambiente e como isso pode prejudicar nosso mundo. Aprenderam que muitos materiais, como papéis, metal, plástico e outros podem e devem ser reciclados.
Afinal de contas, se não reciclarmos, que mundo teremos no futuro, não é mesmo?
Como pesquisado pelas crianças, o lixo não reciclado voltará para nós mesmos!
E as crianças adoraram o trabalho realizado. Vejam os bilhetinhos que deixaram...
Já os mais velhos, da turma do viver (12 a 15 anos), trabalharam com a Fiama sobre algumas profissões, como ginecologista, nutricionista, dermatologista, pediatra, dentre outras.
Um de nossos jovens trouxe o tema sobre a importância de uma alimentação saudável (de se comer verduras, frutas, legumes, para se ter saúde) e de praticar exercícios físicos.
A mãe dele sempre pergunta "já comeu uma fruta hoje?".
E você aí, caro leitor, já comeu sua fruta? Você cuida da sua saúde? Você tem uma alimentação saudável e pratica atividades físicas?
Além disso, eles trabalharam também sobre a importância das vacinas, sobre hábitos de higiene e até mesmo doação de sangue.
Os temas foram sendo trabalhados conforme a curiosidade dos jovens e as perguntas e dúvidas que eles traziam.
Muito legal, não acham?
Finalmente, na sala azul (crianças de 8/9 anos), a Márcia trabalhou com o tema "doenças causadas pelo lixo", como a dengue por exemplo.
Olha que bacana a "maquete" feita pelas crianças: tem até lixo jogado no chão justamente para falar que ele pode fazer mal à saúde!
Aqui, as crianças fizeram questão de colocar o detalhe da água parada dentro do pneu, que pode causar dengue e outras doenças!!!
Elas pensaram em todos os detalhes. É muito capricho mesmo!!!
Vejam os medicamentos do hospital feito por elas e o detalhe do equipamento de transfusão de sangue ao fundo...
Segundo a Márcia, as crianças foram trazendo vários materiais, embalagens e lixo e perguntando se aquilo poderia ser foco de dengue. O que mais chamou atenção delas foram os papéis de balas que, uma vez jogados no chão, também podem acumular água indesejada e virarem foco para reprodução do mosquito.
Parabéns a todas crianças e jovens pelo empenho e dedicação durante todo o semestre que resultaram nos trabalhos LINDOS apresentados.
Vocês estão TODOS de parabéns!!!
Parabéns aos monitores de cada uma das turmas: Ivone, Fernando, Ludmila, Fernanda, Fiama e Márcia. Os trabalhos finais das crianças e jovens mostraram que vocês contribuíram muito para isso tudo.
Parabéns a todos!
E que venha o segundo semestre com mais trabalhos como esses: caprichados, lindos e criativos!
Nenhum comentário
Postar um comentário